Acelga e seus benefícios para nossa saúde

Vamos conhecer um pouco mais sobre a acelga.

Tipos de acelga

  • acelga-crespa;
  • acelga-de-cardo;
  • acelga-japonesa.
foto de acelga
A acelga é um alimento eficaz contra a prisão de ventre

Composição da acelga

Em uma porção de 100 g após o cozimento:

  • Vitamina A, C, Niacina (vitamina B 3)
  • Fibras;
  • Sais minerais (ferro, fósforo e cálcio – a presença de oxalato em sua Composição, dificulta a absorção deste mineral, aconselhando-se consumir com moderação);
  • Ácido fólico;
  • Valor energético: 28,6 calorias.

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Modo de consumo da acelga

O ideal é que a acelga sejam consumidos as folhas e talos, em saladas, refogados e sopas. Não se esqueça que o cozimento causa perda de alguns nutrientes.

 

Indicações terapêuticas da acelga

  • Cálculos biliares: misturá-la com suco de agrião (partes iguais) – 1 copo por dia, em jejum;
  • Prisão de ventre: ½ copo de suco de acelga + 1 colher das de sopa de azeite;
  • Hemorróidas, feridas em geral, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras: fazer cataplasma com as folhas e colocar sobre o local.

 

Benefícios da acelga

  • ela é conhecida pro suas propriedades preventivas para o câncer devido à fibra, clorofila e outros pigmentos vegetais que contém;
  • sua vitamina K é essencial para a saúde do cérebro pois é necessária para a formação da bainha de mielina, a camada protetora que existe em torno dos nossos nervos;
  • por ter muita biotina, importante vitamina para nossos cabelos, o consumo de acelga ajuda no seu fortalecimento e crescimento;
  • por ser rica em ferro, é um alimento indicado para a prevenção de anemia;
  • apenas uma xícara de acelga contém a dose diária de luteína, antioxidante essencial para a saúde de nossos olhos;
  • a acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes: beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol e outros.

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