Acupuntura: o que é e os benefícios que ela traz

O termo acupuntura (originário do latim “acu”, agulha e “punctura”, picada) é atribuído aos jesuítas da Missão Científica Francesa em Pequim, no início do século XVII.

Uma definição antiga de acupuntura, válida até hoje, mas não completa é a seguinte: operação que consiste em introduzir nos tecidos uma ou várias agulhas muito finas, a fim de obter a cura de certas moléstias”.

A definição acima é perfeita quanto à explicação da operação terapêutica mas é incompleta pois esquece que a acupuntura baseia-se na concepção filosófica dos chineses sobre as relações entre saúde e doença. Além disso, após haver determinado o estado dos órgãos e funções através do exame conjunto das diferentes pulsações, a acupuntura trata de certas afecções submetendo o doente a uma série de picadas superficiais feitas com agulhas finas de ouro ou prata, aplicadas em pontos determinados da superfície corporal, segundo o resultado pretendido pelo médico.



Na prática, a acupuntura, além do exame clínico do doente, exige antes de qualquer picada o conhecimento diagnóstico e a interpretação das pulsações radiais e dos pontos cutâneos dolorosos que intuitivamente, quer através da pressão. Os pontos dolorosos são assim os pontos a seres picados/ perfurados.

Foto de um paciente espetado por agulhas de acupuntura
Acupuntura, uma técnica milenar da medicina chinesa

Em 1995, a acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 1998, também passou a ser reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Dessa forma, oficialmente a acupuntura não é considerada terapia alternativa. Portanto, os convênios médicos devem oferecer cobertura para acupuntura a seus associados.

Sobre acupuntura, O Natural & Bela irá mencionar

História da acupuntura

A acupuntura no Brasil

A concepção chinesa de doença

A existência da Energia no corpo humano

O diagnóstico em acupuntura

As pulsações chinesas

Os pontos chineses

Indicações da acupuntura

Como a acupuntura é aplicada

Modalidades da acupuntura

O que a acupuntura faz e o que ela não faz

Lista de doenças tratadas pela acupuntura



Dicas do Natural & Bela para após a sessão de acupuntura

A acupuntura não tem efeito colateral. Cerca de 40% dos pacientes apresentam relaxamento profundo e até sonolência.

No entanto, após uma sessão, pode surgir pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que desaparecem em poucas horas a dias.

Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de uma bolsa de água quente ou gelo é suficiente para o alívio dessa pequena dor.

Para relaxar completamente e manter a pele perfeita após a sessão recomendamos o uso de óleos corporais e hidratantes.

Você pode adquirí-los conosco na nossa loja de produtos Natura ou na loja de produtos Avon.