Balneoterapia: descubra esse tratamento barato e eficaz

A balneoterapia é uma forma de tratamento de doenças que consiste na imersão do corpo humano em água doce, quente ou fria, ou, ainda, sua exposição aos raios solares, ao ar livre ou, ainda ao vapor.

Como tratamento complementar ou tratamento preventivo das doenças, sobretudo daquelas atribuídas aos problemas causados pela vida moderna, a Balneoterapia proporciona ao organismo um maior grau de resistência e uma menor receptividade aos agentes patogênicos.

Foto mostrando pessoa se submetendo à tratamento de balneoterapia
A balneoterapia pode ajudar na cura de várias doenças

História da Balneoterapia

Desde a mais remota Antiguidade, os seres humanos recorreram aos banhos em suas diferentes formas como meio terapêutico natural, quer se trate da água, do ar, ou das radiações solares. Em seus escritos, Hipócrates já fazia menção à aplicação de duchas nos doentes, observando que “o ato de derramar muita agua fria quase sempre acalma as inchações das articulações, as dores, as distensões musculares e contribui para extirpar o mal”.

Naquela época, os pacientes banhavam-se em quedas d’água preparadas para esse fim, ou os escravos derramavam a água fria dos cântaros sobre o corpo de seus senhores.



As instalações termais da Roma Antiga, cujas ruínas imponentes ainda subsistem na Europa, são o testemunho da importância que os latinos atribuíam às virtudes preventivas e curativas da balneoterapia. Além do mais, o banho com água era complementado pela exposição do corpo ao ar e ao sol.

Fazer pedidos de produtos da Avon;

Fazer pedidos de produtos da Natura;

Fazer pedidos de produtos do O Boticário;

Visitar a loja do Natural & Bela

Os astecas não desconheciam o uso de banhos de vapor e, quando os primeiros viajantes europeus entraram em contato com esses povos, puderam constatar que praticavam regularmente os banhos de vapor.  Utilizavam-nos por razoes de higiene e de purificação física e moral, e empregavam os banhos de vapor com fins terapêuticos em convalescentes de doenças graves, nas manifestações reumáticas, em dermatologia e em traumatologia.

Apesar de na Idade Média ser habitual o uso das saunas, foi no século passado, sob o estímulo do pastor bávaro Sebastião Kneipp, nascido na Baviera em 1821, que a hidroterapia, a despeito da hostilidade dos médicos, foi aplicada sistematicamente no tratamento de um grande número de doenças.



O que veremos sobre Balneoterapia:

As diferentes formas de balneoterapia;

Efeitos fisiológicos da balneoterapia;

Efeitos das plantas aromáticas na balneoterapia;

Propriedades terapêuticas da balneoterapia.