Como reconhecer os tipos de pele

Existe uma grande variedade de tipos de pele. Ao invés de tentarmos descrever cada um deles vamos falar dos tipos mais comuns pois todos os demais são uma mistura deles.

Com a prática você não terá dificuldade em reconhecer um tipo de pele. No início, caso fique com dúvida faça o teste do papel absorvente.

  1. Aperte uma toalha de papel absorvente sobre a pele do rosto durante 3 segundos;
  2. Retire-a e observe a quantidade de gordura que ficou no papel:
    1. Mínima: pele seca;
    2. Excessiva: pele gordurosa;
    3. Só na zona central: mista

Para classificar a pele também pode ser usado o pH dela embora esse teste não seja tão comum. PH é o símbolo usado para indicar a acidez ou alcalinidade de uma substância e suas letras significam potencial de hidrogênio. A tabela do pH vai de 1 a 14 sendo que 1 representa a acidez máxima e 14 a alcalinidade máxima. Uma pele é considerada normal e saudável quando apresenta pH variando de 4 a 6.

 

Pele seca (alípica)

É um tipo de pele fino e opaco, sem brilho e com pouca oleosidade natural. Dê bastante atenção na hidratação, utilizando cremes adequados. Os sabonetes com hidratantes são recomendados para limpeza. Evite produtos abrasivos, como esfoliantes. O tônico também deve ser dispensado. Para evitar o ressecamento natural que acontece no inverno, intensifique a utilização de fórmulas cremosas nessa estação do ano.

Independentemente da maquiagem, é aconselhado o uso de renew e Sérum para esse tipo de pele pois as linhas de expressão surgem mais precocemente, em especial ao redor dos olhos e bocas.

Cuidado com o excesso e banhos muito quentes para esse tipo de epel!

Fazer pedidos de produtos da Avon;

Fazer pedidos de produtos da Natura;

Fazer pedidos de produtos do O Boticário;

Visitar a loja do Natural & Bela

Pele oleosa (lipídica)

É uma pele com brilho acentuado devido à intensa produção de oleosidade. Costuma ser mais grossa e resistente. O ideal para esse tipo de pele são produtos sem gordura e que não fechem os poros. Para a limpeza, prefira aqueles que possuam mais elementos detergentes para neutralizar o excesso de óleo. Os esfoliantes são uma boa opção. Escolha um tônico para peles oleosas e um hidratante em gel.

 

Pele mista

Seus pontos oleosos encontram-se na região da testa, do nariz e do queixo, o famoso “T”. Os secos são observados nas maçãs do rosto, em volta dos olhos e no pescoço. Nesse tipo de pele mista contrabalance o gel e o creme. Loções leitosas e sabonetes líquidos (com hidratantes) são muito bem-vindos, assim como loções hidratantes. A tonificação deve ser realizada apenas na região oleosa;

 

Pele normal (eudérmica)

É o tipo de pele que apresenta uma textura uniforme, boa elasticidade e poros bem fechados. O nível de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio, o que faz com que esse tipo de pele seja considerado o mais saudável. Nesse caso, o mais aconselhado são produtos delicados, para peles normais, que cuidem dela sem interferir nas perfeitas condições que ela apresenta.

 

Pele com acne (acnéica)

Tem o aspecto da pele oleosa, com poros dilatados e botões avermelhados (a acne ou “espinha”) que podem ter pus.

A acne pode ocorrer: 1) devido a um excesso de secreção sebácea; 2) alimentação inadequada ou 3) problemas hormonais.

Nesse tipo de pele deve ser feita, com frequência, a higienização completa dela. Eventualmente é necessária orientação médica em casos mais graves.

 

Pele negra

A única diferença da pele negra para as demais é que ela possui células com mais melanina (a substância que colore as células, entre outras funções). A pele negra não está livre de problemas como acne, ressecamento e manchas.

E não se engane: a pele negra precisa de protetor solar sim! Ela se queima, bronzeia e sofre os efeitos nocivos da radiação solar, que envelhecem precocemente e aumentam o risco de câncer de pele.

Por ser mais rica em melanina, a pele negra mancha com grande facilidade. Cuidado!

Para a limpeza use sabonete líquido suave. Escolha um hidratante livre de óleo.  Uma esfoliação suave, uma vez por semana pode ajudar a manter a pele limpa.

Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem.