Dieta, um dos mais importantes tratamentos naturais

Se existe uma terapia natural, preventiva, curativa e cotidiana, ela é, sem dúvida, a nutrição. A qualidade dos alimentos, o equilíbrio alimentar, a perfeição do cozimento e a frugalidade bem dosada são, com toda certeza, os melhores passaportes para o nosso bem-estar, saúde e beleza.

A nutrição, hoje, tomou grande impulso. Mas, na verdade, resta ainda muita coisa a descobrir nesse campo. O futuro nos reserva muitas surpresas. É natural que se pense que uma dieta cada vez mais personalizada, em função das tendências fisiológicas do indivíduo, tenha sua importância na luta contra as doenças e em sua prevenção.

O princípio é elementar: fornecer ao organismo, através da nutrição, aquilo que satisfaça suas necessidades, sem excessos e sem carência, para dele obter o máximo. Quais seriam essas necessidades? Existem três tipos:



Necessidades energéticas

Todos os alimentos satisfazem essa exigência. Em nossa sociedade atual, o risco maior a temer está mais no excesso do que na carência de alimentos.

 

Necessidades plásticas

Os materiais de construção que nos são necessários são fornecidos principalmente pelas proteínas encontradas nos alimentos.

foto mostrando a pirâmide da dieta alimentar
Ter uma dieta equilibrada é um dos maiores tratamentos naturais existentes,

Necessidades de funcionamento

Elas são garantidas pelos elementos não energéticos da dieta alimentar – vitaminas e sais minerais – indispensáveis ao bom andamento do organismo e à forma física.

 

Uma dieta bem dosada atende a essas necessidades, tanto qualitativa como quantitativamente; ela se compõe de três grandes famílias de alimentos:

 

As Proteínas

São substâncias nitrogenadas. O nitrogênio é indispensável tanto para o crescimento como para a manutenção de nosso corpo.



Os Glicídios

São os açucares e as féculas. É a principal fonte de energia. Eles podem ser estocados pelo organismo.

 

Os Lipídios

São matérias gordurosas. Por serem extremamente energéticas, o organismo só necessita de uma quantidade muito pequena dessas substâncias.

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O que veremos no tratamento natural Dieta

O Equilíbrio alimentar

Quatro porções de glicídios

Duas porções de proteínas

Uma porção de lipídeos

As Vitaminas

Vitamina A

Vitamina B1

Vitamina B2

Vitamina B3 OU PP

Vitamina B6

Vitamina B12

Vitamina C

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K



Os Sais Minerais

A Mastigação

Escolher as gorduras certas faz a diferença na dieta

Gorduras de Origem Animal

Gorduras de Origem Vegetal

As fibras vegetais e sua importância na dieta

O que é a celulose

A Frequência das Refeições

Como manter a dieta quando se trabalha Fora

Verduras, legumes e hortaliças em geral

Abóbora;

Acelga;

Agrião;

Alcachofra;

Alface;

Alho-poró;

Almeirão;

Aspargo;

Batatas;

Berinjela;

Bertalha;

Beterraba;

Brócolis;Brotos em geral;

Bardana;

Cará;

Cebola;

Cenoura;

Chicória;

Chuchu;

Couve

Couve de bruxelas;

Couve-flor;

Ervilha;

Escarola;

Espinafre;

Fava;

Feijões;

Grão-de-bico;

Inhame;

Jiló;

Lentilha;

Mandioca;

Maxixe;

Milho verde;

Mostarda;

Nabo;

Palmito;

Pepino;

Pimentão;

Quiabo;

Rabanete;

Raiz forte;

Repolho;

Rúcula;

Salsa;

Salsão;

Taioba;

Tomate;

Vagem.

 

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