Harmonização da maquiagem na área do rosto

Lembre-se que a maquiagem não é duradoura. Ela é feita para uma sessão de fotos, para um evento, festa,  pode durar até um dia todo, mas não mais do que isso. Por isso, ela deve ser feita para harmonizar todas as áreas do rosto naquela ocasião!

Para um ótimo visagismo (lembra-se o que é visagismo?), o bom maquiador deve conhecer muito bem as áreas do rosto e o efeito que a maquiagem pode ter nelas.

Utilize a foto a seguir para conhecer e identificar corretamente as áreas do rosto!

Figura mostrando as áreas do rosto
Conhecer as áreas do rosto é muito importante para a maquiagem

 

Como fazer a maquiagem do rosto

Para maquiar o rosto e fazer correções nele podemos utilizar os seguintes produtos:

  • Sombra;
  • Blush;
  • Pó compacto;
  • Corretivo facial.

O maquiador deve escolher os produtos que melhor lhe atenderem para uma boa harmonização dos elementos do rosto, lembrando-se sempre do visagismo.

E não se esqueça da importância dos pincéis adequados para fazer as correções: a largura deles será determinada conforme a área a ser corrigida.

 

Os tipos de rosto

Redondo

Aplicar o blush em forma de triângulo, desde a primeira linha que marca a metade do olho, até a parte externa das maçãs do rosto. Dar um toque no queixo. Esfumar as laterais da testa com o mesmo produto corretivo que for escolhido.

Figura mostrando maquiagem em rosto redondo
Como harmonizar o rosto redondo

 

Quadrado

O melhor é passar o blush horizontalmente, desde o nariz até a orelha, escurecendo as laterais. Dar um toque um pouco mais escuro perto das orelhas. O maxilar inferior deverá ser corrigido esfumando-se o blush na parte mais alta, dando a ilusão de ser mais escura.

Figura mostrando como maquiar o rosto quadrado
Onde aplicar maquiagem para harmonizar o rosto quadrado

 

Triangular

Aplicar o blush em forma de triângulo desde a parte mais alta das maçãs até a boca. Escurecer suavemente os lados da testa.

Figura mostrando como harmonizar o rosto triangular
Onde aplicar maquiagem para harmonizar o rosto triangular

Fazer pedidos de produtos da Avon;

Fazer pedidos de produtos da Natura;

Fazer pedidos de produtos do O Boticário;

Visitar a loja do Natural & Bela

 

 

Oval

O rosto com o formato oval é considerado perfeito, não necessitando de correção especial, bastando dar um toque de cor no centro das maçãs, espalhando bem até as têmporas. Isso proporcionará a cútis um aspecto mais saudável.

Figura mostrando onde aplicar maquiagem no rosto oval
Onde aplicar maquiagem no rosto oval para harmonizá-lo

 

Retangular

É um formato de rosto com aspecto longilíneo, enfatizando a distância entre a testa e o queixo. Aplique blush no maxilar inferior em direção ao queiro e acrescente um leve escurecimento na extremidade da testa.

Figura mostrando onde aplicar maquiagem no rosto retangular
Onde aplicar maquiagem no rosto retangular para harmonizá-lo

 

Em forma de coração

É um rosto com ângulos suaves e a testa é mais larga do que o centro do rosto. Aplique o blush diretamente nas maçãs do rosto. Esfume para cima, em direção à têmpora e para baixo em direção a linha do maxilar.

Figura mostrando onde aplicar maquiagem no rosto em formato de coração
Onde aplicar maquiagem no rosto em formato de coração para harmonizá-lo

 

Dicas práticas para camuflar o rosto com imperfeições

  • Maças saltadas: aplique o blush na região extrema da maçã, em direção as orelhas e siga em direção ao queixo. Assim irá escurecer a área das maçãs que estava em destaque. Também ilumine o centro da testa;
  • Queixo proeminente: crie uma boca bem carnuda para que o contorno inferior invada a área do queixo. Faça uma covinha abaixo do lábio inferior. Camufle suavemente a ponta do queixo.
  • Cicatrizes: aplique uma camada de gel (o mesmo usado no cabelo) sobre a cicatriz, espalhe e seque com o secador. Depois passe uma camada de base cremosa e bem pigmentada sobre a área e esfume. Aplique pó translúcido;

Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem