História da Rommanel e o diferencial de suas joias

A Rommanel é uma empresa nacional fundada em 1986 com o objetivo de produzir a melhor semi-joia banhada do mundo. Sua fábrica está localizada em Cotia, São Paulo e hoje são comercializadas em mais 20 países além do Brasil.

No início da empresa, o setor de joias praticamente se restringia a joias maciças de ouro ou a bijuterias. As poucas semi-joias folheadas que existiam eram conhecidas como “chapeados” pois eram produzidas através da colagem ou solda de pequenas chapas (ou placas) finas de ouro sobre a matéria-prima – autênticas folhas que deram origem ao termo “folheado”. Essa técnica não era aplicável a muitos modelos e designs de semi-joias.

A Rommanel revolucionou o mercado ao introduzir a técnica da galvanoplastia (ou banho eletroquímico) que existia somente na Europa, marcadamente na Alemanha.

Rommanel é ouro?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Vamos entender como funciona a técnica de fabricação das semi-joias da Rommanel para aí sim entendermos se elas são de ouro ou não.

Como falamos antes, a empresa revolucionou o mercado ao introduzir a técnica da galvanoplastia na fabricação de semi-jóias. A galvanoplastia é uma técnica que aplica sobre o metal base da semi-joia uma liga especial, o tombak, um latão rico em cobre específico para joias banhadas, que serve de base para o banho de ouro exclusivo que assegura durabilidade e acabamento similares ao de uma joia maciça de ouro.

Na verdade, para as joias banhadas a ouro não é apenas um banho mais sim três que formam diferentes camadas: a primeira e de ouro 24k – ouro puro, sem liga – a segunda de ouro 18k – a mais espessa – e a terceira, de ouro 22k que define a cor final da joia folheada.

Assim, as semi-joias da Rommanel não são de ouro maciço, mas seguramente estão entre as que recebem mais camadas de ouro no mercado de joias folheadas.

Mas não é só o banhado que destaca as peças da Rommanel: são empregados também zircônias, cristais, pérolas sintéticas, madrepérolas, etc.

Joias Rommanel são boas?

Não tenha dúvida disso! Além da quantidade de banhos de ouro (três), de não usar níquel nas suas joias, a Rommanel investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novas joias.

Em 2013 a empresa pesquisou em seus laboratórios o ouro rosê (pink gold) e produziu uma coleção especial de semi-joias com esse material.

Outras semi-joias da Rommanel utilizam o ródio (metal nobre e branco, da família da platina) e também o ródio negro (desenvolvido em seus laboratórios). A joia banhada a ródio recebe uma camada de ródio depositada sobre uma camada de cobre básico, uma de cobre ácido e uma – bem espessa – de prata 1000 (prata pura).

O ródio é utilizado nas melhores semi-joias para dar banhos “prateados” pois tende a escurecer mais lentamente do que a prata.

foto de aliança da Rommanel
Rommanel fabrica semi-joias de altíssima qualidade devido aos 3 banhos que suas peças recebem

A técnica empregada pela Rommanel não utiliza níquel, por isso suas joias folheadas não causam alergia.

Rommanel loja virtual

Hoje a Rommanel produz mais de 3.500 modelos. Grande parte deles você pode comprar na nossa loja Rommanel online em nosso site!

Visite nossa loja Rommanel online

Tudo sobre Rommanel

Quer conhecer mais sobre a semi-joia Rommanel, se é ouro, etc? Veja nossos artigos abaixo: