Preparando a pele para a maquiagem

A maquiagem não deve ser feita antes da pele estar pronta para ela. É preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos adequados ao tipo de pele do cliente.

Siga os passos a seguir:

 

1º Passo – limpeza

Limpe a superfície da pele para dar uma melhor aderência aos produtos. Para isso aplique, em pequenas quantidades, um produto de limpeza na testa, no nariz e no queixo, nas faces e no pescoço. O produto deve ser espalhado por todo o rosto com a ajuda das mãos ou de uma esponja. O movimento deve ser circular. Você pode retirar o excesso com um pedaço de algodão ou com papel absorvente. Depois enxágue o rosto com água fria ou morna. Evite a água quente que pode deixar a pele seca ainda mais ressecada ou, no caso da oleosa, ativar as glândulas sebáceas produzindo mais gordura.

Usa-se na limpeza um dos seguintes produtos – escolha o que se adapta a sua pele:

  • Leite: fluído de limpeza usado para todo o tipo de pele, geralmente suave e líquido. Indicado para peles normais, jovens e delicadas;
  • Loção: levemente aquosa, espalha-se facilmente. Indicada para peles mistas e oleosas;
  • Cremes: limpa em profundidade. Como é um pouco oleoso, é indicado para peles secas;
  • Sabonetes: perfeito para limpeza matinal. Deve-se escolher um neutro. Indicado para todos os tipos de pele.

 

2º Passo – tonificação

Remove os últimos vestígios dos produtos utilizados na limpeza e faz os poros dilatados retornarem ao tamanho normal. Seu papel é de equilibrar o pH da pele e, ao fazer isso, produzir uma sensação de frescor. Use um chumaço de algodão dando leves batidinhas por todo o rosto. Tomar cuidado com a região a área dos olhos e evitar tônicos à base de álcool.

Existem as seguintes loções:

  • Loção tônica: levemente alcalina, restabelece o ressecamento. Indicado para peles secas ou normais;
  • Loção adstringente: levemente ácida, controla o excesso de oleosidade. Indicada para peles oleosas ou mistas na zona “T”.

 

3º passo – hidratação

Utilizando produtos específicos para isso. Espalhe o hidratante até que seja absorvido pela pele. Na área dos olhos, escolha um creme apropriado. Tenha uma espátula sempre à mão na hora de retirar o hidratante do pote; do contrário você pode contaminar o produto.

Utilizam-se os seguintes produtos:

  • Loção/ emulsão: atuam mais profundamente e são levemente aquosas. Indicadas para peles normais e mistas;
  • Creme: deixa na epiderme uma fina película oleosa. Indicado para peles secas;
  • Gel: suspensão em água, acrescida de princípios ativos e deve textura, dando a pele uma hidratação suave. Indicado para peles oleosas e seborreias.

Fazer pedidos de produtos da Avon;

Fazer pedidos de produtos da Natura;

Fazer pedidos de produtos do O Boticário;

Visitar a loja do Natural & Bela

 

Movimentos adequados para a preparação da pele

A figura a seguir mostra a melhor forma de aplicar os produtos para limpeza, tonificação e hidratação de pele:

Foto Movimentos corretos para limpeza, tonificação e hidratação da pele
Movimentos corretos para limpeza, tonificação e hidratação da pele

 

Ainda sobre a preparação da pele para a maquiagem

Todo esse ritual deve representar um momento de prazer e garante uma pele sempre bonita e saudável. Afinal, uma maquiagem perfeita, também depende de uma pele bem tratada.

Alguns maquiadores colocam um passo adicional entre o segundo e o terceiro que descrevemos acima e que chamam de refinar, consistindo em esfoliar a pele. Não consideramos ele necessário e, na verdade, salvo no caso da pele oleosa, até consideramo-lo inadequado, mas o mencionamos apenas por que você pode encontrar menção a ele.

Há algum tempo atrás mencionaríamos um 4o. Passo que seria proteger a pele com um protetor solar. No entanto, hoje grande parte dos cosméticos traz em sua formulação algum fator de proteção solar, sendo o FPS 15 o mais comum, tornando o uso de protetor desnecessário. No entanto, caso a pele necessite de um FPS maior do que o oferecido pelo cosmético, aplique o protetor com FPS adequado – não oleoso –  cerca de 15 minutos antes da maquiagem.

Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem.