Talassoterapia – a água do mar traz benefícios à saúde

Em razão do conhecimento cada vez mais aprofundado do meio marinho e de seu clima particular, a talassoterapia, terapêutica tradicional e sobretudo natural, já conhecida e preconizada pelos gregos e pelos romanos, conhece, hoje, a ampliação de suas indicações e o aperfeiçoamento de suas técnicas de aplicação.

É o recurso não somente de inúmeros doentes, mas também de um contingente cada vez mais numeroso de indivíduos que sofrem de fadiga perpétua e das vitimas da sociedade de consumo.

Entre os meios naturais empregados, quer para restabelecer a saúde comprometida ou abalada por certas doenças, quer para preveni-las, vamos falar a respeito dos benefícios que o ser humano, em particular na época atual, pode obter através do uso regular ou ocasional da água do mar e do contato com o clima marinho.

Para compreender toda sua importância, convém, de início, definir o que se deve entender pelo termo Talassoterapia (termo formado a partir de duas palavras gregas: Thálassa, mar, e Therapéia, tratamento).

Em primeiro lugar, a talassoterapia compreende os benefícios que se pode esperar do hábito dos banhos de mar tomados nas praias, estando a água em sua temperatura natural. Mas compreende, sobretudo, as aplicações terapêuticas feitas em estabelecimentos especializados para o tratamento de um certo número de doenças crônicas.

Finalmente, esse termo se aplica aos meios naturais de tratamento postas à disposição dos doentes graças à atmosfera geral do clima local, com as possibilidades de exposição ao sol e ao ar livre do mar.

Todos os elementos que entram na composição do meio marinho podem ter uma função tanto de prevenção das doenças em geral como de cura, em certos casos bem determinados.

Fazer pedidos de produtos da Avon;

Fazer pedidos de produtos da Natura;

Fazer pedidos de produtos do O Boticário;

Visitar a loja do Natural & Bela

 

As propriedades do meio marinho

Três fatores estão presentes quando o indivíduo se expõe à ação terapêutica natural do meio marinho: o ar ambiente, as radiações solares e a água salgada.

 

O ar ambiente

A estabilidade relativa do clima encontrado à beira-mar deve-se, primeiramente , à presença desse imenso reservatório de água salgada que se aquece e se resfria mais lentamente do que a terra.

 

As radiações solares

A combinação da luz vinda diretamente do sol e daquela refletida pela areia da praia e pela água, faz surgir um grau de luminosidade superior. Esta é a razão pela qual a helioterapia vê ai seus efeitos aumentados, com a condição, contudo, de que seja aplicada com método e cuidado.

 

A água salgada

O meio líquido, pela complexidade de sua composição, constitui, de fato, um meio indispensável para a vida. Ele comporta toda uma variedade de propriedades e compreende mais ou menos todos os corpos simples indispensáveis ao organismo, como o sódio, o potássio, o magnésio e o cálcio, entre outras, e oligoelementos, metais, metaloides, plantas e as algas marinhas (ver algoterapia).

Meio mineral, de um lado, a água do mar é também um meio vivo pelo fato de existir em seu seio uma flora permanentemente formada por micróbios particulares que absorvem rapidamente os outras microelementos estranhos vindos da terra por intermédio dos esgotos, dos dejetos, assim como dos próprios banhistas.

 

 

Efeitos da talassoterapia

Efeitos fisiológicos da Talassoterapia

Efeitos mecânicos da Talassoterapia

Efeitos químicos da Talassoterapia

A conduta do tratamento com talassoterapia

As contra-indicações da Talassoterapia