A pele e o perfume

Por que o mesmo perfume tem cheiro diferente em pessoas diferentes? Este é um dos fenômenos que torna o universo das fragrâncias tão desafiador. O cheiro muda basicamente pela complexidade da pele e da fragrância.

Se tivéssemos apenas um extrato – óleo de jasmim, por exemplo –  e colocássemos uma gota dele sobre uma superfície de vidro, as moléculas aos poucos evaporariam, exalando o cheiro característico desse extrato. Repetindo a experiência, com a mesma superfície, a fragrância seria a mesma sempre. Mas, se trocássemos a superfície de vidro por outro material a evaporação já seria diferente.

É mais o menos o que ocorre com o mesmo perfume utilizado por diferentes pessoas: um perfume que pode conter centenas de componentes, ao ser borrifado sobre a pele que é constituída de água, gordura, proteínas, fibras, cabelos, ácido graxo, sais, etc., já teria uma fragrância diferente. Para tornar a coisa mais complexa, a pele de cada pessoa é única, possuindo um proporção diferente desses elementos tanto devido a genética quanto ao estilo de vida da pessoa.

O resultado é uma mudança na liberação da fragrância de pessoa para pessoa, tanto em termos de velocidade quanto na intensiudade.

Compre em nossa loja online

As dicas que damos abaixo são gerais mas é preciso considerar caso-a-caso:

  • Morenas: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas.
  • Loiras: peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente.
  • Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes

Outro truque para fazer a fragrância durar mais? Passe um pouco de hidratante sem cheiro nos lugares onde vai aplicá-lo. A pele seca é um dos fatores que fazem o perfume durar menos.

fugira mostrando o efeito do perfume em cada tipo de pele
Cada tipo de pele apresenta características que devem ser levadas em consideração na aplicação do perfume

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras