A função principal da máscara para cílios -também conhecida como rímel – é alongar (embora alguns também curvem) os cílios, dando maior destaque ao olhar.
Não é qualquer um que deve aplicar a máscara para cílios: é necessário ter habilidade para isso. Deve ser usada de baixo para cima, evitando o excesso.
Embora sejam mais caras, as máscaras à prova de água são a melhor opção, na medida em que evitam que o rosto fique borrado depois do suor ou da lágrima.
As cores mais usadas são o preto e o marrom. Mas se a intenção for suavizar o olhar fique com o marrom ou azul-real. Quando a máscara de cílios for colorida, passar uma camada de máscara preta por baixo.
A palavra rímel surgiu da marca de cosméticos Rimmel (que hoje pertence à Coty Inc.) fundada por Eugene Rimmel em 1834, em Londres. A marca Rimmel existe até hoje e ficou tão conhecida que virou sinônimo para máscara de cílios.
Máscara de volume
Além da máscara para cílios “normal”, existe a de volume, para quem quer cílios mais grossos dando a sensação de mais volume e a máscara alongadora, indicada para quem quer cílios mais longos.
Caso a máscara para cílios estiver endurecida, pingue duas ou três gotas de água destilada dentro do tubinho e misture bem usando o próprio aplicador.
Máscara preta x máscara transparente
- De dia, é melhor utilizar máscara transparente, por que os cílios ficam mais naturais;
- De noite, uma ou duas camadas de máscara preta dão um grande efeito nos cílios.
Apenas no caso de cílios curtos use a máscara preta nas duas situações pois a máscara transparente não irá fazer nenhum efeito.
Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem.