Alianças Rommanel: de namoro, de compromisso, noivado e casamento

Se você está procurando por aliança, parabéns: isso significa que está em um relacionamento mais sério que merece ser oficializado com um bem físico que é a aliança. Nada melhor para isso do que as alianças Rommanel.

Nós vamos te dar informações sobre o uso dos diferentes tipos de aliança e você poderá também ver as ofertas de alianças Rommanel que oferecemos.

Como surgiu o costume de utilizar aliança

Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava.

Por volta de 800 a.C os gregos inovaram: como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. Esse costume grego posteriormente foi adotado pelos Romanos e pela Igreja Católica.

Inicialmente as alianças eram usadas somente pelas mulheres; posteriormente o costume passou para os homens.

No passado as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também eram relacionadas com o dote que a noiva trazia para o casamento, que muitas vezes era negociado pelos pais dos noivos. É, pois uma relíquia do tempo em que os casamentos eram considerados um negócio, um contrato entre famílias, a fim de garantir a segurança econômica do casal.

foto mostrando uma das alianças rommanel
A aliança representa um compromisso entre duas pessoas e vai mudando de metal a medida que ele vai ficando mais sério

Os tipos de aliança

Atualmente existem dois tipos de alianças:

  • De namoro (ou de compromisso);
  • De casamento

Além das alianças, existe também o anel de noivado e é importante falarmos um pouco também.

Vamos ver mais detalhadamente cada tipo:

Aliança de namoro ou de compromisso

Os termos aliança de namoro e aliança de compromisso são sinônimos.

Aliança de namoro é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas.

As alianças de namoro devem ser diferentes da de noivado que costumam ser de ouro; por isso, as alianças de compromisso costumam ser de prata.

aliança namoro rommanel
A Rommanel tem vários modelos de aliança de namoro feitas em prata

Muitos casais costumam trocar alianças de namoro, que têm o propósito de afirmar materialmente os sentimentos que ambos sentem.

Posteriormente quando o compromisso fica mais sério, ela é substituída pela aliança de noivado.

Oferecer uma aliança de namoro não significa promessa de casamento mas uma forma carinhosa de dizer que a pessoa é especial em sua vida e que esse relacionamento é importante para você.

Aliança de namoro Rommanel

Anel de noivado (ou aliança de noivado)

O anel de noivado é a joia que tradicionalmente representa o Pedido de Casamento. O costume de presentear a futura noiva com um anel é uma tradição muito antiga: o primeiro registro histórico de um anel de noivado ocorreu em 1477, quando o arquiduque austríaco Maximiliano presenteou a Duquesa de Borgonha com a joia ao pedi-la em casamento.

O anel de noivado é dado para alguém na hora do pedido de casamento. Tradicionalmente, as mulheres ganham o anel de noivado e é esperado que ela o utilize a partir do momento do pedido. O uso do anel indicará para todos que ela está comprometida ao seu parceiro.

Esta joia é muitas vezes referida como aliança, e as duas já se misturaram no vocabulário cotidiano, embora a finalidade delas seja diferente.

Esses anéis podem variar muito em modelo e preço, mas o anel de noivado mais tradicional é o que possui um diamante no topo do aro de ouro. O solitário é usado no quarto dedo da mão esquerda (contando a partir do polegar).

foto de anel de noivado
O anel de noivado tradicional tem uma pedra no topo. A Rommanel tem vários modelos de anel de noivado

No Brasil ficou muito comum o costume de pedir em casamento já com as alianças. Quando o casal faz essa opção, as alianças de noivado são utilizadas na mão direita e, após a cerimônia, passam para mão esquerda. Ou ainda, os noivos muitas vezes trocam o par de alianças usado durante o noivado por um par de alianças novo. Essa é uma opção para quem não pode gastar muito.

Anel de noivado Rommanel

A passagem da aliança de uma mão direita para a esquerda

Quando o casal opta por utilizar aliança de noivado, no momento do casamento ela deve ser trocada de mão. Quanto à mudança da aliança da mão direita (no noivado) para a mão esquerda (no casamento), existem duas teorias:

  • Uma afirma que a mão esquerda representa a submissão em relação ao cônjuge;
  • A outra afirma que quando se casam, a aliança passa para a mão esquerda porque aí ela se encontra mais perto do coração.

Diferença entre anel de noivado e aliança de casamento

A foto abaixo mostra visualmente a diferença entre a aliança de noivado e o anel de casamento:

diferença anel de noivado e aliança de casamento
O anel de noivado tem finalidade distinta e é visualmente diferente da aliança de casamento

Aliança de casamento

A aliança de casamento marca o momento do casamento como seu próprio nome diz. Tradicionalmente elas devem ser usadas somente após os noivos terem se casado.

Ao contrário do anel de noivado, que costuma ser escolhido por ele e com pouca ingerência dela, as alianças são joias, em grande parte dos casos, escolhidas pelo casal.

Costumam ser feitas de ouro amarelo liso e podem ter diversas larguras. Elas costumam ser mais simples se comparadas com o anel de noivado.

aliança casamento rommanel
A aliança de casamento costuma ser lisa e dourada mas isso hoje não é mais a regra geral

Tanto o homem como a mulher usam a aliança no quarto dedo da mão esquerda. As alianças são usadas no mesmo dedo que o anel de noivado e por isso que são facilmente tão confundidas.

Hoje em dia são cada vez mais comuns modelos de alianças diferenciadas: com ou sem pedras encravadas, largas ou finas, com gravação externa, etc.!

As alianças masculina e feminina não precisam ser exatamente iguais! Por exemplo, alguns modelos possuem diamantes, os preferidos das mulheres por serem mais românticos e delicados, mas é comum que homens prefiram alianças sem pedras. Assim, a aliança feminina pode sim ter detalhes que a diferencie de um modelo masculino. O importante é que, assim como na vida do casal, haja harmonia entre as alianças de ambos.

Alianças Rommanel de casamento

 

Como é feita a entrega das alianças no casamento

As alianças no momento do casamento são levadas por uma dama de honra que entra na Igreja a frente da noiva, carregando em uma cestinha de prata ou uma almofada de veludo.

Após a bênção os noivos trocam as alianças, que serão colocadas no dedo anelar da mão esquerda, significando o casamento.

Dicas para comprar as alianças Rommanel ideais

A aliança tem de combinar com o casal, por isso tem quer algo que os dois gostem. Antes de comprar decide qual a melhor com seu par.

Antes era comum o uso de alianças feitas em metal maciço como o ouro ou a prata. Só que, infelizmente, nossas cidades estão ficando cada dia mais violentas. Em qualquer cidade de nosso país há pelos uma história de alguém que teve o dedo arrancado para roubarem uma aliança ou anel.

Definitivamente andar com uma joia não é alto muito inteligente de ser fazer nos dias atuais.

Por isso, a tradição teve de ser adaptada a nossa realidade atual. É cada vez mais comum e aconselhável o uso de uma joia banhada a ouro ou prata como é o caso das alianças Rommanel.

Para manter a tradição a Rommanel tem alianças banhadas a prata/ ródio para os casos de aliança de compromisso e banhadas a ouro para o noivado/ casamento.

Deixe uma resposta