Anel de formatura – o que você precisa saber e nossas ofertas

O anel de formatura é a joia que representa a conclusão de uma etapa muito especial da vida acadêmica. Na colação de grau, o simbolismo do anel de formatura é o da superação de uma etapa, o vencimento de um desafio, a realização do sonho de agora ter uma profissão.

Não se sabe exatamente qual a origem da tradição dos Anéis de Formatura, mas existem duas versões para a origem deles:

  • A primeira diz que esse costume surgiu na Europa. Assim como acontecia com os antigos reis e nobres Europeus, a Igreja Católica adotou o costume de condecorar seus Bispos, Cardeais e o próprio Papa com anéis;
  • A segunda versão diz que a tradição dos anéis de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição.

No Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente, dado pelos pais ou pela família aos formandos como símbolo de uma etapa cumprida. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma pedra com a cor que representa o curso.

Em qual dedo utilizar o anel de formatura

Em nosso país existe a tradição de utilizar o anel de formatura do dedo anelar esquerdo.

Acredita-se que essa tradição tenha relação com a cultura oriental: nessa cultura acredita-se o dedo anelar seja regido pelo sol, astro relacionado ao brilho, sucesso pessoal e profissional. Assim, utilizar o anel de formatura no dedo anelar traria sucesso.

Em outros países a tradição muda. Nos Estados Unidos, por exemplo, a tradição diz que o anel deve ser utilizado no dedo anelar direito.

No entanto, se a tradição não é tão importante para você, nada impede que você utiliza em outros dedos, da forma que se sinta mais confortável.

O importante é que antes de comprar um você decida e qual dedo vai utilizá-lo para poder fornecer a medida correta do aro.

As cores dos anéis de formatura e as carreiras respectivas

Carreiras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, de um modo geral, procuram usar a mesma pedra ou então pedras parecidas no anel de formatura para dar a ideia de vínculo entre elas.

As cores das quatro grandes áreas do conhecimento humano:

  • Ciências exatas: azul (safira)
  • Ciência biológicas: verde (esmeralda)
  • Ciências humanas: vermelha (rubi)
  • Engenharias: azul (safira)**

*Embora a safira azul seja conhecida como a pedra das ciências exatas, ela também é utilizada para representar diversos cursos de outras áreas, tais como: artes cênicas, artes plásticas, administração, música, publicidade e propaganda, marketing, química, relações internacionais, comércio exterior, astronomia, filosofia, comunicação social, ciências políticas, design de interiores, design gráfico, fotografia, geologia, rádio e TV, relações públicas, secretariado, e web design.

** A Safira Azul vale para todos os tipos de Engenharia.

Anel de formatura Rommanel

A Rommanel tem vários modelos de anel de formatura e com certeza um deles vai te encantar e caber no seu bolso! Conheça abaixo alguns:

 

Quer ver mais?

Quer desconto?

Use o cupom formatura5 ao fechar a compra e ganhe 5% de desconto no preços dos anéis de formatura. Promoção por tempo limitado!

As principais pedras (e suas cores) usadas nos anéis de formatura

  •  Ametista (rosa)
  • Esmeralda (verde)

  • Granada (vermelho)

  • Rubi (vermelho)

  • Safira Azul (azul)

  • Topázio (amarelo)

  • Água Marinha (azul)

  • Turmalina (rosa)

 

Cores e pedras de anéis de formatura para os principais cursos:

Anel de Formatura Safira Azul

Cursos: Administração, Artes Cênicas, Artes plásticas, Biologia, Educação Física,  Engenharia, Física, Matemática, Psicologia, Música, Publicidade e Propaganda, Marketing, Química, Relações Internacionais, Comercio exterior, Ciências da computação,  Astronomia, Desenho Industrial e Filosofia.

 

Anel de Formatura Rubi Vermelho

Cursos: Direito, Jornalismo, Técnico em Segurança do Trabalho e Oficial de Justiça.

 

Anel de Formatura Ametista Rosa

Cursos: Design de Moda, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Gastronomia, Biblioteconomia, Ciências Sociais e Hotelaria e Turismo.

 

Anel de Formatura Topázio Amarelo

Cursos: Farmácia e Bioquímica.

 

Anel de Formatura Esmeralda (Verde)

Cursos: Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia Clínica, Veterinária, Zootecnia e Fonoaudiologia.

 

Anel de Formatura Turmalina (Rosa)

Cursos: Ciências Contábeis.

 

Anel de Formatura Granada (Vermelho)

Cursos: Odontologia

 

Anel de Formatura Água Marinha (Azul)

Cursos: Economia e Oceanografia.

Curiosidades sobre os anéis de formatura

O rubi é a pedra que representa o dom da palavra. Por esse motivo, os anéis de formatura de cursos como direito e jornalismo costumam trazer um rubi como pedra. Esta pedra também é relacionada à proteção, força e ao entusiasmo. Profissionais como técnico em segurança do trabalho, oficial de justiça e bombeiro também costumam utilizar um anel de formatura de rubi.

Os anéis de formatura dos cursos da área de ciências biológicas costumam ter uma esmeralda como pedra central. A cor verde está relacionada à natureza, à vida e à cura. Por essa razão, existe a crença de que a esmeralda teria o poder de cura e restauração da saúde.

A safira azul é a pedra que, geralmente, representa a área de exatas. No entanto, o curso de Contabilidade não segue esse padrão. Os anéis de formatura de contabilidade trazem, tradicionalmente, a turmalina rosa como pedra central por conta da influência do Direito sobre a Contabilidade.

O curso de Odontologia utiliza a granada como pedra da profissão por ser uma especialização mais nova do que a medicina. A odontologia só ganhou uma pedra muito depois. Ela foi definida como a granada em homenagem à cidade que acolheu o evento (Granada na Espanha)

A pedra que representa o curso de Psicologia é o lápis-lazúli, conhecida como a gema da amizade e das relações pessoais. No entanto, é bastante comum o uso da safira azul em anéis de formatura dessa ciência

Em 2008, uma resolução do Conselho Federal de Farmácia definiu a cor e a pedra oficial do curso de Farmácia. O amarelo foi escolhido por simbolizar a saúde, perseverança, naturalidade, limpeza e juventude. Assim, a pedra oficial da profissão é o topázio imperial, a gema da sabedoria e da concentração. Entretanto, é comum utilizar também o citrino como gema principal dos anéis de formatura de farmácia.

Acredita-se que a água marinha tenha o poder de ampliar o raciocínio, transmitindo clareza mental, tranquilidade e desfazendo confusões. Por essas características místicas, a gema se tornou representante dos cursos de economia, biologia, oceanografia, ciências biológicas e ciências físicas.

O ônix é a pedra dos cursos de Polícia, Detetive, Radiologia, Ciências Atuariais e Tecnólogo em Gestão de Petróleo e Gás. A gema negra é ligada à proteção física e ao autocontrole.

A ametista é utilizada em anéis de formatura de cursos de ciências humanas como design de moda, geografia, história, letras, pedagogia, gastronomia, biblioteconomia, ciências sociais, hotelaria, turismo e teologia. Este quartzo violeta não é apenas associado às habilidades intuitivas e espirituais, mas também é ligado à cura mental e à memória.

 

Ler mais  sobre a Rommanel

Deixe uma resposta