Utilizar os produtos de maquiagem corretos é importante, mas aplica-los corretamente ainda é mais importante. Por isso deve ser dada muita atenção aos pincéis que, além de facilitar a aplicação dos produtos, enfatizam seus efeitos, realçando suas cores e ajudando na fixação deles.
Aconselhamos o uso dos pincéis de cerdas naturais. São mais caros mas dão melhores resultados e são mais higiênicos pois podem ser lavados com frequência, ao contrário dos sintéticos.
Embora alguns pincéis sejam produzidos com o objetivo de terem uso específico, a verdade é que o maquiador é que vai utilizar aqueles que lhe permitem realizar o melhor trabalho. Por isso, a descrição dos pincéis abaixo e do seu uso é meramente para dar informação.
Pincel para pó
É o maior pincel utilizado em maquiagem, com cerdas longas e volumosas. Quanto mais macio, melhor.
Alguns pincéis de pó também podem ser utilizados para aplicação de base, porém isso deixará suas cerdas úmidas. O segredo, então, é evitar passar o pó com o mesmo pincel logo em seguida.
Pincel para base
Normalmente é um pincel feito de cerdas sintéticas para evitar que absorvam o produto.
Possui formato mais chato e fino, com ponta indo do arredondado ao quadrado, o que faz com que a base seja aplicada de maneira homogênea, sem acúmulos ou deixando uma parte mais coberta do que a outra.
Pincel para blush
Utilizado para aplicação de blush e para fazer camuflagem com pó compacto. Dê preferência aos de cerdas naturais. O formato ideal é o chanfrado, mais anatômico. Suas cerdas são mais curtas que as do pincel para pó.
Pincéis de sombra
Existe uma grande variedade de modelos, cada um voltado para um uso específico. Veja a seguir:
- Esponja: serve para aplicar a sombra nos olhos;
- Esfumar: de cerdas flexíveis, serve para fazer a junção das cores em qualquer parte dos olhos. Existe uma variação muito grande de comprimento, de volume de cerdas e de formato de ponta. Uns são mais retos, outros mais arredondados. Escolha o que melhor se adapte às suas necessidades;
- Chanfrado: de cerdas firmes e cortadas na diagonal, serve para aplicar sombra e/ou delineador ao longo dos cílios superiores e inferiores. Também é usado para preencher as sobrancelhas, com sombra marrom-acinzentada opaca;
- Côncavo: de cerdas flexíveis, chanfrado e levemente achatado, serve para aplicar e esfumar a sombra no côncavo;
- Delinear: o pincel mais fino de todos, serve para fazer traços precisos e substitui o delineador quando utilizado úmido e com uma sombra compacta;
- Corretivo ou Língua de Gato: de cerdas sintéticas e firmes, bem achatado, lembra o pincel de base, porém é bem menor. Usado para aplicar corretivo e para fazer camuflagem e iluminação em áreas menores. Pode ser usado para aplicar sombra também;
- Vassourinha: em formato de leque, serve para remover o excesso de grânulos de sombra ou pó que tenham caído na pele durante a aplicação da maquiagem, sem alterar a base já aplicada.
Visitar a loja do Natural & Bela
Pincéis diversos
- Para Lábios: Achatado e de cerdas sintéticas, preenche os lábios de maneira mais homogênea, dando maior durabilidade ao batom;
- Pentinho/ Escovinha: O pentinho ajuda a separar os cílios após a aplicação da máscara, e a escovinha doma os fios das sobrancelhas e esfuma o lápis ou sombra aplicados para sua correção.
Lavagem dos pincéis de maquiagem
Sempre que perceber aspereza ao aplicar a maquiagem ou resquícios de cores antigas é hora de lavar os pincéis para que mantenham a maciez e a higiene.
Para lavar os pincéis sem estraga-los proceda da seguinte maneira:
- Em uma vasilha com água, coloque xampu ou sabonete líquido neutro e misture bem;
- Mergulhe as cerdas, sem encostar o cabo na água, e faça movimentos de vaivém, sem esfregar;
- Enxague em água corrente;
- Repita o processo com um pouco de condicionador, deixe agir por um minuto e enxágue;
- Retire o excesso de água pressionando as cerdas com uma toalha;
- Em seguida, coloque os pincéis na horizontal sobre a toalha e deixe-os secar de um dia para o outro.
Atenção: não guarde os pincéis e produtos de maquiagem molhados ou com umidade. Bactérias e fungos podem proliferar nessas condições.
É claro, se você quiser gastar mais, existem no mercado produtos chamados higienizadores de pincéis. Basta borrifar o higienizador e fazer movimentos com as cerdas até perceber que o pincel está limpo.
O cotonete pode substituir muitos pincéis de maquiagem
Nenhum maquiador pode deixar de ter cotonetes em sua maleta. E não é à toa: além de permitir fazer pequenas correções na maquiagem ele ainda tem mais os seguintes usos:
- Dar precisão no contorno dos lábios e no delineado dos olhos;
- Limitar a sombra na pálpebra;
- Remover respingos da máscara de cílios e o excesso de pó ou base nas dobras da pele;
- Se não tiver pincel apropriado, o maquiador pode utilizá-lo para esfumar o lápis, dar acabamento à sombra, aplicar batom;
- Remover a maquiagem com demaquilante.
Nunca deixe de ter uma caixinha de cotonetes por perto!
Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem