Ao estudar maquiagem você vai se deparar muitas vezes com menções a “camuflar”, “disfarçar”, “esfumar”, “iluminar”, “clarear”, etc.. O grande problema é que você vai ler, por exemplo, “esfume a linha feita pelo lápis…” mas você não terá explicação do que é isso.
Não se preocupe a partir de agora! Daremos explicações das técnicas de maquiagem mais empregadas de modo que você saiba exatamente o que fazer quando ler ou ouvir menções a ela.
Camuflar (ou escurecimento, corrigir ou disfarçar)
A camuflagem é uma técnica que pode ser aplicada a pele de modo que amenize áreas destoantes, tornando seu rosto mais harmonioso por meio do equilíbrio das formas. Para isso são utilizados produtos específicos.
Mesmo que o rosto tenha harmonia, quando passamos a base, uniformizamos a cor da pele, fazendo com que as cavidades se tornem imperceptíveis, causando palidez e dando a impressão de aumentar o rosto.
Para evitar isso, utilizamos as técnicas de camuflagem para obter um efeito mais natural.
O importante ao fazer a camuflagem é lembrar-se que ela tem que se fundir à pele, não pode ser detectada depois que a maquiagem estiver pronta.
Utilizando pó ou blush opaco mais escuro que a cor da pele, é possível nivelar ossos salientes, amenizando ângulos desproporcionais, corrigir imperfeições e alterações cutâneas, suavizar ou acentuar contornos, afunilar o nariz, diminuir a papada etc. A cor mais escura disfarça os excessos.
Mas a camuflagem não vale para quem tem o rosto magro: nesse caso, deve-se evitar o emprego dessa técnica, pois esse tipo de rosto precisa de luminosidade e não de profundidade.
Aplicando a camuflagem
Após analisar o rosto e estabelecer os pontos e áreas que precisam de correção, faça o seguinte:
- Aplique a base do mesmo tom da pele em todo o rosto, com pincel ou esponja;
- Aguarde a base secar;
- Escolha que produto vai utilizar para camuflar e passe levemente o pincel adequado no pó compacto, blush, base ou no corretivo dois tons mais escuros que a pele;
- Aplique onde perceber ossos muito salientes ou desproporção no contorno do rosto;
- Com uma esponja ou com o mesmo pincel limpo, suavize as marcações, esfumando-as;
- Aplique em todo o rosto pó facial ou compacto do mesmo tom da sua pele.
Visitar a loja do Natural & Bela
Iluminar
Iluminar é a técnica que deve ser utilizada onde o rosto é desproporcionalmente menor. Por exemplo, o queixo é pequeno e desproporcional ao tamanho da testa. Nesse exemplo, a ponta do queixo deve ser iluminada enquanto a testa deve ser camuflada junto à raiz do cabelo.
Aplicando a técnica de iluminar, o maquiador conseguirá “aumentar” uma determinada área.
Veja: exemplos da aplicação das técnicas de camuflar e iluminar
Esfumar
Provavelmente essa é a técnica de maquiagem mais utilizada e na prática significa fundir um tom no outro, criando um dégrade sem marcações.
Na maquiagem utilizamos normalmente vários pincéis e espumas para esfumar:
- Pincel de cerdas flexíveis para esfumar a sombra;
- Esponja de base e pincel para esfumar a camuflagem;
- Pincel de corretivo para esfumar nariz e cantos menores.
Pela própria explicação do que significa esfumar, acreditamos que não é necessário explicar como fazê-la.
Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem