A pele e o perfume

Por que o mesmo perfume tem cheiro diferente em pessoas diferentes? Este é um dos fenômenos que torna o universo das fragrâncias tão desafiador. O cheiro muda basicamente pela complexidade da pele e da fragrância.

Se tivéssemos apenas um extrato – óleo de jasmim, por exemplo –  e colocássemos uma gota dele sobre uma superfície de vidro, as moléculas aos poucos evaporariam, exalando o cheiro característico desse extrato. Repetindo a experiência, com a mesma superfície, a fragrância seria a mesma sempre. Mas, se trocássemos a superfície de vidro por outro material a evaporação já seria diferente.

É mais o menos o que ocorre com o mesmo perfume utilizado por diferentes pessoas: um perfume que pode conter centenas de componentes, ao ser borrifado sobre a pele que é constituída de água, gordura, proteínas, fibras, cabelos, ácido graxo, sais, etc., já teria uma fragrância diferente. Para tornar a coisa mais complexa, a pele de cada pessoa é única, possuindo um proporção diferente desses elementos tanto devido a genética quanto ao estilo de vida da pessoa.

O resultado é uma mudança na liberação da fragrância de pessoa para pessoa, tanto em termos de velocidade quanto na intensiudade.

As dicas que damos abaixo são gerais mas é preciso considerar caso-a-caso:

  • Morenas: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas.
  • Loiras: peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente.
  • Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes

Outro truque para fazer a fragrância durar mais? Passe um pouco de hidratante sem cheiro nos lugares onde vai aplicá-lo. A pele seca é um dos fatores que fazem o perfume durar menos.

fugira mostrando o efeito do perfume em cada tipo de pele
Cada tipo de pele apresenta características que devem ser levadas em consideração na aplicação do perfume

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

1 comentário em “A pele e o perfume”

  1. Pingback: Perfume: um guia para acertar sempre » Natural e Bela

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: