Conhecendo os perfumes tecnicamente

Essa é a parte mais técnica que vamos falar a respeito dos perfumes. Mas não se preocupe não é complicado e é muito importante conhece-la para fazer a escolha certa da fragrância para você sem precisar testar dezenas de perfumes e/ ou gastar um bom dinheiro para isso.

Vamos começar!

Matérias primas dos perfumes

Os perfumes são feitos a partir de substâncias naturais ou sintéticas. São essas substâncias que os perfumistas chamam de matérias-primas.

Entre matérias-primas naturais temos as oriundas de vegetais como flores, folhas, frutos, madeiras, raízes, sementes, resinas, etc. E também temos as oriundas de secreções e odores de animais como o cervo almiscareiro (“musk”), a civeta ou gato-de-algália (“civette”), o castóreio, a baleia cachalote (âmbar gris), etc. São delas que são obtidos os chamados extratos.

foto mostrando homem segurando um pedaço de âmbar gris
O âmbar gris e proveniente do metabolismo da baleia cachalote e por isso é conhecido como vômito da baleia. É uma das matérias primas mais valiosas na perfumaria e sua grama chega a valer mais do que o ouro

Atualmente existem cerca de 1.000 extratos naturais e 3.000 sintéticos.

Com tantos extratos, foi preciso criar uma forma de organizá-los. E isso é feito de acordo com suas propriedades: mais ou menos voláteis, de frescos e leves a densos e cremosos. Sua percepção pode ser imediata ou mais discreta, sendo percebida lentamente. A forma com a qual se agrupam consiste em acordes ou notas olfativas.

O conhecimento sobre as notas olfativas é importante porque a duração do perfume na pele depende diretamente da suas notas de fundo e nem tanto do fixador.

Dados os cerca de 4.000 extratos para a confecção de perfumes, há extensas possibilidades de combinação olfativas entre eles. De forma a facilitar a classificação de tais fragrâncias, os perfumistas optaram por agrupas as matérias primas dentro de famílias olfativas.

O que veremos a seguir:

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.