Dados os cerca de 4.000 extratos para a confecção de perfumes, há extensas possibilidades de combinação olfativas entre eles. De forma a facilitar a classificação de tais fragrâncias, os perfumistas optaram por agrupas as matérias primas dentro de famílias olfativas.
Uma comparação para entender melhor o significado das famílias olfativas dos perfumes seriam como os vinhos são agrupados: Chardonnays, Sauvignon Blancs, Rieslings, etc., são diferentes famílias de variedades de uvas. Cada uma delas têm suas características, mas em geral há uma preferida pelo consumidor.
As famílias olfativas são critérios internacionais — estabelecidos pelos grandes fabricantes de essências – adaptadas a características particulares e até mesmo culturais de diferentes países.
Cada fabricante de extratos ou especialista pode ter suas própria classificação de notas olfativas. Não há um padrão universalmente aceito
Como não há um padrão único, vamos utilizar as da Sociedade Francesa de Perfumistas que são uma referência mundial. Atualmente essa sociedade – “La Sociétè Française des Parfumeurs” -adota sete famílias:
Cada uma dessas famílias apresenta, por sua vez, algumas subfamílias.
Uma família olfativa é definida pela predominância de determinado ingrediente, enquanto a subfamília apresenta os ingredientes secundários a ela associados.
Existem diversas famílias olfativas. Na verdade cada fabricante de essências tenha a sua. essa é da Sociedade Francesa de Perfumistas
O uso mais comum da classificação em famílias olfativas é ajudar os consumidores a encontrar fragrâncias que eles podem gostar sem perder tempo experimentando perfumes que provavelmente não serão o seu desejo.
Elas simplificam o processo e reduzem o risco de comprar um perfume não desejado.
Como os perfumes, em geral, não são baratos, o conhecimento das famílias olfativas e a qual delas um determinado perfume faz parte diminuirá a chance de você comprar um inadequado!
Vamos a seguir detalhar um pouco mais de cada uma dessas famílias olfativas e mencionar alguns perfumes de destaque que pertencem a elas.
Família olfativa cítrica (Hesperidée)
As notas cítricas, como bergamota, limão, laranja e grapefruit, com características de frescor e suavidade, somadas aos ingredientes com notas aromáticas de alecrim, lavanda e tomilho, são características dos perfumes cítricos.
Essas fragrâncias são ideais para o clima quase sempre quente do Brasil e combinam bem com pessoas que praticam esportes.
O nome floral é bem apropriado para essa família: os perfumes florais são compostos por “buquês” de flores
Eles contam com diversas flores, que juntas formam essências românticas, encantadoras, delicadas e sensuais. As flores usadas com mais frequência são as rosas em suas variedades, lírio, jasmim e gardênia.
Alguns perfumes de destaque que pertencem a família são:
A tradução da palavra fougerè para o português é samambaia, uma planta que quase não tem cheiro. O fato é que o nome dessa família olfativa não tem muita ligação com essa planta já que sua característica é ser constituída por notas de lavanda e cumarina, inicialmente, e adicionadas à notas cítricas, aromáticas e especiadas.
Para muitos é conhecida como a “família olfativa universal”.
Esta família é caracterizada pela presença de notas cítricas de bergamota em harmonia com um fundo de musgo de carvalho, patchuli ou outras madeiras nobres, originárias do Mediterrâneo
O nome provem do primeiro perfume com esta combinação olfativa, inspirado na ilha homônima : o Chypre lançado em 1917 por François Coty. O sucesso foi tanto que gerou uma nova família olfativa.
Alguns perfumes de destaque que pertencem a família são:
A família amadeirada apresenta notas mais secas. Ama maioria dos perfumes dessa família são masculinos e as principais notas olfativas dessa família vem de madeiras.
Dependendo da nota utilizada – é possível saber se o aroma é mais seco ou úmido. Pau-santo, sandal, cedro e sândalo são algumas das notas quentes, enquanto o patchouli torna a composição mais úmida.
A família ambarado/ oriental têm como principal característica notas intensas que geralmente tem melhor fixação na pele, oferecendo maior duração.
Consideradas chiques e elegantes, esses perfumes são recheados de notas picantes, quentes e agradam tanto homens como mulheres. São perfume envolventes e sedutores.
Entre as notas orientais que se destacam estão a fava tonka, baunilha, benjoim, canela e âmbar, que são geralmente acompanhadas por notas florais exóticas.
Alguns perfumes de destaque que pertencem a família são:
De origem natural ou sintética, a nota de couro é uma das mais antigas na perfumaria. De aroma doce (estoraque), esfumaçado e de alcatrão (bétula), geralmente é associada a notas chipre.
Alguns perfumes de destaque que pertencem a família são: