A pele é o maior órgão do corpo humano e reflete nossa saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nosso bem-estar e das condições físicas do nosso corpo. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:
- Regular a temperatura do corpo;
- Impedir a perda excessiva de água;
- Proteger o organismo contra agentes externos agressivos;
- Eliminar toxinas.
A pele está viva e funciona através da ação conjunta de todas as células que a compõem. Sua estrutura é dividida em três camadas, cada uma com características e funções diferentes:
- Epiderme: camada mais superficial da pele. É a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e reflete a saúde da pessoa em sua superfície. É na epiderme que encontramos as células responsáveis pela coloração natural da pele;
- Derme: camada intermediária responsável pela sustentação e nutrição da pele. É nela que estão as fibras de colágeno que garantem a firmeza, elasticidade e o equilíbrio da pele. Também nelas estão as glândulas sebáceas produtoras de sebo e sudoríparas, produtoras de suor;
- Hipoderme: camada mais profunda, formada por vasos sanguíneos e células de gordura que funcionam como isolante térmico.
Na superfície da pele, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas misturam-se para formar o manto hidrolipídico que é um hidratante natural produzido pelo organismo. Ele previne o ressecamento da pele e protege-a de agressões. É uma película protetora que deve ser preservada. Banhos com água muito quente e demorados reduzem o manto hidrolipídico. Além disso, o uso excessivo de sabonetes e fórmulas com álcool pode diminui a camada protetora da pele.
Cerca de 70% do nosso corpo é formado de água. É simplesmente impossível você ter uma boa pele se não se hidrata de maneira adequada. Beber pelo menos dois litros de água diariamente é imprescindível. Muitas vezes a pele não precisa de cremes e produtos caríssimos para se manter bonita: basta pequenas cuidados diários como beber água e dormir mais!
Veja também: preparando a pele para a maquiagem
Veja também: como reconhecer os tipos de pele
Veja também: problemas comuns na justiça
Renovação da pele
A pele se renova através de um processo natural em que células novas migram da camada mais profunda da epiderme para a superfície da pele.
Estas novas células vão subindo, achatando e empurrando para cima as mais antigas. Quando as células chegam a superfície da nossa pele, elas já não tem mais vida, estão endurecidas e descamam-se continuamente.
Em média, o tempo desse processo é de 28 dias e ele é conhecido como renovação celular.
Visitar a loja do Natural & Bela
Radicais livres e a pele
Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo nosso corpo e decorrentes do uso de oxigênio nas reações químicas do organismo.
Os radicais livres são moléculas desequilibradas quimicamente e por isso altamente reativas com os outros tecidos do organismo. Aos poucos começam a destruir as células e os tecidos passam a não funcionar bem. Na pele, por exemplo, as fibras que dão sustentação a ela perdem firmeza, resultando em rugas, flacidez e perda da vitalidade da pele.
Apesar de possuirmos uma proteção natural contra eles, existem fatores que levam a uma produção excessiva dessas moléculas: sol, poluição, má alimentação, fumo, bebida alcoólica e estresse.
Como esses são fatores presentes diariamente no mundo moderno, precisamos combater ativamente os radicais livres, independentemente de nossas idades.
Por isso, dê preferência a produtos de maquiagem que entre outras funções, também combatam os radicais livres.
Envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele é um fenômeno natural e fisiológico, progressivo que pode ser atenuado, mas não eliminado.
Sua principal causa é a herança genética que carregamos. Com o passar do tempo, doenças, disfunções orgânicas e hormonais, nossos estilos de vida e radicais livres contribuem para a diminuição das defesas imunológicas e colaborando para o envelhecimento da pele.
O surgimento de rugas é um fenômeno que evolui de acordo com a idade. Pode ser atenuado, mas não pode ser evitado!
A maquiagem pode ajudar a disfarçar o envelhecimento da pele, mas, sozinha, não irá fazer milagres!
Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem.