Ponto de luz
Antes os brincos desse modelo eram conhecidos simplesmente por brincos pequenos (ou stud). Só que, ao tornarem-se “queridinhos de muitas mulheres”, pois são perfeitos para usar no dia a dia, acabaram ganhando um nome próprio, “ponto de luz”, devido ao fato de possuírem uma pedra pequena com brilho.
Com eles o visual pode continuar básico, mas com um detalhe especial. São uma boa escolha para harmonizar com outros acessórios, principalmente se você quer que um colar seja o protagonista, por exemplo. A cor do brinco deve combinar com a maquiagem e a roupa. E isso não quer dizer que devem ser da mesma cor, mas apenas que devem formar um conjunto harmonioso.
Para quem não leva muito jeito para combinações de acessórios ou possui um estilo mais discreto, certamente o modelo ponto de luz é perfeito. Uma alternativa ao ponto de luz são os brincos de pérola ou os modelos para segundo furo que tendem a ser bem menores.
Brincos de argola
Os brincos de argola são eternos clássicos da moda, de vez em quando “reinventados”.
Os brincos de argola tradicionais são aqueles formados por um aro simples que pode ter tamanhos (diâmetros) variáveis. Por causa dessa “simplicidade”, tornaram-se acessórios tão interessantes e versáteis.
Por serem opções básicas, os brincos de argola são escolhidos frequentemente para situações mais descontraídas:
- Com as argolas menores e mais simples é possível investir em mais acessórios no visual;
- já as argolas maiores e ornamentadas, assim como os maxi-brincos, são o ponto principal do visual.
Existe uma regra simples para os brincos de argola e que, como toda boa regra, também pode ser quebrada com bom gosto: quanto maior for o aro da argola (diâmetro), mais fina deverá ser a espessura. Essa regra evita que o visual fique pesado demais.
Normalmente, as argolas menores e mais espessas costumam ser as preferidos das mulheres de mais idade, enquanto as pessoas mais jovens utilizam mais as argolas maiores ou que tragam pingentes.
Quem tem mais de um furo na orelha pode usar argolas de tamanhos variados distribuídas entre os espaços, ou, então, investir em várias de pequeno porte e mais finas. O visual resultante será bastante estiloso e atual.
Brincos de Gota
O brinco de gota é tão clássico quanto o de argola pois o seu formato combina com tudo. Dependendo do tamanho, esse modelo de brinco pode ser usado para visuais mais casuais, como também sofisticados.
Como o brinco gota combina com tudo, eles são muito utilizados pelas pessoas que prezam por um visual clássico e atemporal. Também por isso, os brincos pequenos de gota podem ser aqueles brincos básicos do dia a dia, da mesma forma que os brincos pequenos (ou stud). Já os brincos grandes de gota são joias statement ideais para compor visuais para ocasiões mais formais.
Brincos Ear Cuffs
O modelo de brincos ear cuffs é moderno e pode ser usados nas mais diferentes ocasiões, do dia a dia ao casamento, até mesmo se quem usa for a noiva! A característica marcante de um brinco ear cuff é que ele é colocado no lóbulo e sobe no sentido do topo da orelha.
O modelo ear cuff é moderno e dá um toque renovado para qualquer visual. Por isso, o modelo ear cuffs acaba podendo ser usado em todas as ocasiões:
- escolha uma versão básica e de menor porte para o dia à dia, podendo utilizá-lo em jantares e no happy hour com os amigos
- use uma versão statement para uma ocasião especial como festas noturnas e baladas.
O modelo ear cuff é a estrela principal do visual! Assim, ao usar um ear cuff que seja mais chamativo, opte que os outros acessórios sejam mais discretos.
É comum que o par de brincos ear cuff é composto por um botão para uma das orelhas e do ear-cuff propriamente dito para a outra, causando um aspecto assimétrico na produção. Esse efeito assimétrico é moderno e fatual.
Brincos Ear Hooks
Assim como os ear cuffs, os ear hooks também são brincos atuais! A característica marcante dos ear hooks é a posição que eles ocupam no lóbulo da orelha: para ser considerado um ear hook, o brinco deve passar a ideia de que está pendurado na orelha, mas na parte interna do lóbulo.
O nome “ear hook” que dizer justamente que os brincos devem parecer ganchos na orelha. A posição do brinco é justamente o que determina seu estilo na orelha. Embora seja um brinco luxuoso, o ear hook também pode ser um brinco para o dia a dia, mas opte por um modelo pequeno e discreto.
Brincos Ear Jackets
Os brincos estilo ear jacket tornaram-se populares alguns anos atrás em grande parte graças a versão do ear jacket de pérolas que foi usado por diversas estrelas, inclusive pela cantora Rihanna.
A característica marcante do modelo ear jacket é que ele é um brinco 2 em 1: é composto da união de um brinco stud com um plug que é colocado na parte de trás do lóbulo da orelha e fixado com a tarraxa. O resultado é que a aparência final é brinco-orelha-brinco.
Maxi brincos
Por ser longo e volumoso, esse modelo de brinco chama toda a atenção para ele, em geral não combinando com nenhum tipo de colar. O ideal é que o pescoço fique totalmente livre, para não haver uma divisão da atenção entre os brincos e o colar.
Ao optar por um maxi brinco, não se esqueça de avaliar sua altura: pessoas de pescoço curto ou de baixa estatura devem tomar cuidado para não escolherem uma peça que achate a sua silhueta.
No dia a dia, os modelos em prata costumam chamar menos atenção, principalmente se o cabelo de quem usa for longo. Durante a noite, eles devem ficar em evidência, por isso os dourados são a melhor pedida.
Lembrando o que falamos no início, os próximos cinco modelos de brincos poderiam ser considerados maxi brincos mas costuma ter denominação especial. Por isso usaremos a denominação pelos quais são conhecidos.