fbpx

Grasse, capital mundial do perfume na França

Apesar de não estar no litoral, a cidade de Grasse faz parte da famosa região turística da Côte d’Azur, na França. Fica a 20 km de Cannes e a 40 km de Nice, sobre montanhas e entre as belas paisagens da Provence. Grasse é uma cidade medieval e seu centro é repleto de construções históricas, com arquiteturas que datam de diversas épocas. 

Centro da tradição francesa da perfumaria, Grasse e os 18 vilarejos que a cercam formam a região chamada de Pays de Grasse, que é coberta por plantações de oliveiras e de flores.

imagem mostrando uma rosa centifolia, um dos destaques das flores produzidas em Grasse
Rosa centifolia (ou rosa de maio), um dos destaques entre as flores produzidas em Grasse para a perfumaria

A relação de Grasse com a perfumaria começa no século XVI: a cidade era conhecida por ter muitos curtumes, os quais a impregnavam de fortes odores. Para disfarçar o mau cheiro, os curtidores de couro — mestres em fazer luvas — utilizavam essências naturais da região, sobretudo de flores, e com o tempo essa atividade secundária se tornou a principal da cidade, até torná-la “capital mundial do perfume”

Desde então, famosos perfumistas nasceram e cresceram na cidade, como Jean Claude Elena, antigo perfumista exclusivo da marca Hermés, hoje aposentado, e Jaqcues Cavallier, perfumista exclusivo, ainda em atividade, para a marca Louis Vuitton

As rosas, os jasmins, os lírios e as outras tantas flores que por lá crescem alimentam a indústria da perfumaria desde o século XVI e inspiraram perfumes famosos de marcas como Chanel, Dior e Givenchy. Por isso, Grasse ganhou o título de capital mundial do perfume.

Andar pelas ruelas de Grasse é sentir todo o tipo de cheiros deliciosos, que saem das perfumarias e lojas, onde são vendidos cosméticos e fragrâncias. É difícil passar por elas e não querer comprar alguma coisa.

 

Perfumarias e marcas de perfume famosas que estão em Grasse:

  • Fragonard, fundada em 1926;
  • Gallimard, fundada em 1747;
  • Molinard, fundada em 1849
  • Chanel
  • Dior
  • Louis Vuitton

Muitas dessas empresas organizam workshops e cursos nos quais você pode fazer seu próprio perfume. Para ter mais experiência com fragrâncias, visite o Museu Internacional da Perfumaria da cidade, que mostra a história dessa atividade no mundo em exposições interativas e olfativas.

 

Flores de destaque produzidas em Grasse

  • Rosa centifólia (ou rosa de maio): Maio é o momento ideal para visitar Grasse, pois é o único mês de floração da Rosa de maio. O seu perfume é efémero, só dura algumas horas. É por isso, que a flor é colhida de manhã cedo, mal desabrocha, e depois destilada à tarde. É impossível reproduzi-la artificialmente. A produção é comprada pelas perfumarias muito antes da colheita.
  • Jasmin: é ingrediente indispensável para a produção do Chanel N°5. Quase toda a produção da região é comprada pela Chanel
foto mostrando a flor jasmin
Quase toda a produção de flores jasmim de Grasse é comprada pela Chanel para produzir o famoso Chanel No. 5

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: