São Jorge e as Joias da Rommanel com sua imagem

Dia 23 de abril é o dia de São Jorge. É um dos santos com mais devotos no Brasil e no mundo. Representa a coragem e a resistência ao opressor; por isso muitas pessoas oram para ele pedindo força e proteção na luta contra o mal.

Joias da Rommanel em homenagem a São Jorge

Dada a importância de São Jorge, a Rommanel criou várias joias que fazem referência e esse santo. Você pode conferi-las aqui.

História

A história de São Jorge é cheia de lendas e controvérsias devido à grande popularidade do santo não só na religião católica. Há muita polêmica envolvida em torno da sua existência pelo fato de não existir nada concreto sobre ele, mas o que sabemos é que na época em que foi nomeado santo era comum a canonização acontecer através da votação popular mesmo que sua vida não fosse exemplar.

Mas o que se sabe é que Jorge era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira militar, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Em pouco tempo, com 23 anos, foi promovido a capitão do exército romano e guarda pessoal do imperador devido a sua dedicação e habilidade.

Em 303 o imperador romano publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para questionar, e perante todos declarou-se cristão.

A princípio, para não perder um dos seus melhores soldados, o imperador romano ofereceu-lhe terras, dinheiro e escravos para que renunciasse a sua religião. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Sempre nessas ocasiões, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Não tendo êxito, mesmo com as torturas, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.

Foi um verdadeiro guerreiro da fé e lutou bravamente até o fim no seu propósito cristão e tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.

O culto de São Jorge ao redor do mundo

Apesar das diversas lendas criadas em torno de São Jorge, ele foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal, Geórgia, Sérvia, Montenegro, Etiópia e algumas regiões como  Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute.

Para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido as tentações do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé.

 

Ler mais  sobre a História da Rommanel, diferencial de suas joias e muito mais

Imagem de São Jorge enfrentando o dragão
São Jorge representa a guerra do bem contra o mal

São Jorge no Brasil

Este santo é o padroeiro extraoficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Em maio de 2019, foi oficializado como padroeiro do Estado do Rio de Janeiro, ao lado de São Sebastião.

São Jorge também é venerado em diversas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, onde é sincretizado na forma de Ogum.

Todavia, a ligação de São Jorge com a Lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu. Em estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o santo foi sincretizado a Ogum, enquanto na Bahia, sincretizado a Oxossi. A tradição diz que as manchas apresentadas pela Lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Oração à São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro,
invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

 

Ler mais  sobre a História da Rommanel, diferencial de suas joias e muito mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.