Uma boa maquiagem faz mágica e pode “modificar” muito um rosto. Por isso antes de começarmos gostaríamos de deixar algumas fotos de personalidades famosas antes e depois da maquiagem para servir de inspiração!
Angélica sem e com maquiagem
Grazi sem e com maquiagem
Susana Viera com e sem maquiagem
Giovana Antonelli com e sem maquiagem
Visitar a loja do Natural & Bela
O passo-a-passo da maquiagem
Independentemente dos produtos que irá utilizar existe uma sequência, aproximada, de etapas na maquiagem. Com o tempo e experiência pode-se variar um pouco a sequência que descrevemos a seguir, mas ela serve de excelente referência para quem está começando.
No entanto, antes de seguir a sequência, preste atenção no seguinte para garantir um bom visagimo:
- Estudar previamente os traços fisionômicos;
- Analisar o tipo de pele;
- Observar o aspecto físico;
- Saber a roupa que deverá ser usada;
- Saber a hora que a maquiagem será usada;
- Conhecer o evento;
- Traçar o perfil psicológico.
Sequência de uma maquiagem perfeita
Seguindo essa sequência, você não irá errar na hora de fazer a maquiagem:
- Prenda o cabelo com fita, se necessário;
- Depile as sobrancelhas e buço, se necessário;
- Limpe a boca com lenço de papel;
- Limpe os olhos com demaquilante próprio;
- Limpe o rosto com creme ou loção de limpeza;
- Tonifique a pele;
- Hidrate a pele;
- Aplicar lápis branco, se necessário;
- Aplicar primer, se quiser utilizá-lo;
- Aplicar corretivo e/ou base;
- Aplicar pó facial ou compacto;
- Aplicar sombras;
- Modelar os olhos;
- Aplicar máscara para cílios;
- Pintar e escovar as sobrancelhas;
- Aplicar blush;
- Aplicar batom, brilho ou gloss nos lábios;
- Fazer retorque finais e correções.
Lápis branco
O lápis branco ajuda a rejuvenescer. Ele não é necessário, mas caso se queira disfarçar as linhas de expressão, risque-as com o lápis, passe corretivo claro e esfume com esponja úmida.
Em seguida comece o processo de maquiagem.
No final, risque novamente com o lápis branco e espalhe com o dedo.
Primer
Não existe um consenso entre os maquiadores sobre se o primeiro produto a ser usado na maquiagem é o primer ou não.
Caso opte por ele, aplique um primer de sua preferência em toda a face, reforçando a área dos olhos. Não se esqueça de aplicá-lo também no pescoço para não ter um contraste muito grande entre o rosto e o colo.
Usando corretivo ou base e pó facial
O corretivo, a base e o pó facial harmonizam o tom da pele.
Também não há um consenso entre os bons maquiadores e entre os fabricantes de cosméticos sobre o uso primeiro do corretivo ou da base. Alguns preferem a base antes do corretivo, outros o contrário.
A diferença fundamental entre corretivo e base é:
- A base tem transparência e serve para uniformizar os tons da sua pele. Por isso, é espalhada;
- O corretivo é denso. É um produto de cobertura por isso deve ser depositado onde há defeito a ser camuflado. Não se espalha, dá toquinhos com os dedos até que o acabamento fique igualado.
Faça testes e veja qual dos produtos é melhor para começar a maquiagem da pele.
O importante é que a ordem de uso não afetará o resultado final. Cada maquiador deve decidir qual a ordem de sua preferência.
Se as manchas persistirem depois da aplicação da base e/ ou corretivo, use o pancake e logo após o pó facial (ou o compacto, se só tiver ele em mãos).
Usando o Corretivo
Com as pontas dos dedos, aplique-o com suaves batidinhas em movimentos de baixo para cima. Com uma esponja macia, espalhe o produto com movimentos circulares, dando leves batidinhas, de fora para dentro, na pálpebra inferior e, de dentro para fora, na pálpebra superior.
O corretivo amarelo é hoje um dos líderes de mercado para a cobertura de manchas roxas e amareladas de olheiras.
Para cicatrizes, aplique um corretivo rosado.
No caso de tatuagens, passe um corretivo ver de e, por cima, um corretivo cor da pele.
Ao utilizar o corretivo, amplie sua área de cobertura em até dois centímetros. Feito isso, esfume as bordas da área, evitando que ela fique demarcada e evidente.
Usando o corretivo para modificar o nariz, ele sempre será aplicado antes da base para poder ser mais facilmente esfumado.
Usando a base
Aplique pequenas gotas na face e espalhe com a ajuda de uma esponja ou pincel, com movimentos de baixo para cima. Siga o sentido dos músculos do rosto. Do queixo para cima, aplique com movimentos ascendentes.
Se passar o corretivo antes, espalhe a base delicadamente sobre a região com corretivo para não o remover.
No caso de sardas, use uma base líquida discreta.
Muitos maquiadores aconselham que para ajudar a fixar a base após sua aplicação deve-se usar um lenço umedecido em água gelada pressionando suavemente contra o rosto.
Não deva ser esquecido o pescoço na aplicação da base: mesmo que as tonalidades da base e da pele sejam muito próximas, se não estender a base além do queixo, o efeito será de máscara.
Pó facial
O pó tem como objetivo principal fazer o acabamento da pele e fixar a maquiagem, ou seja, deve ser utilizado após a base e o corretivo.
Como já falamos antes, a diferença entre o pó facial e o compacto está na granularidade deles, sendo o facial mais fino e permitindo um acabamento mais delicado. Ele é o ideal para “acabar” a maquiagem mas se não estiver disponível pode-se utilizar o pó compacto também.
Quando a base já estiver seca, aplique o pó facial em todo o rosto. Com o pincel deitado, retire o pó, elimine o excesso e aplique com a lateral das cerdas levemente sobre o rosto.
Faça movimentos de suave compressão (“batidinhas”) e nunca o espalhe para evitar que o rosto fique marcado. Em seguida, dê pequenas pinceladas por todo o rosto.
Usando sombra
Espalhe o produto com o pincel. Retire o excesso do produto do aplicador
- Use uma sombra clara abaixo das sobrancelhas e por toda pálpebra para iluminar os olhos. Bege e marfim são boas opções nesse caso. Não utilize branco, pois reflete muito a luz;
- Na pálpebra, utilize duas cores: Uma sombra de colorido não muito escuro (da metade do olho para dentro) e uma cor escura (da metade da pálpebra para fora);
- Esfume até que as três tonalidades se misturem de forma que não dê para perceber onde começa uma cor e termina a outra.
Usando delineador e/ ou lápis de olho
A aplicação deverá ser feita em linha contínua, o mais próximo possível da raiz dos cílios. Assim, evita-se qualquer espaço entre o traço e os cílios.
Incline a cabeça da cliente para trás, levante levemente a pálpebra superior para cima, apoie o dedo no rosto e aplique o lápis de fora para o meio da pálpebra e de dentro para o meio, encontrando o traço.
Se preferir, você também pode fazer um traço contínuo, começando do canto externo até o canto interno, ou do canto interno até o externo dos olhos.
Aplique o lápis também na pálpebra inferior, conforme a necessidade.
Máscara para cílios
Aplique o produto com sua escovinha no sentido da raiz para as pontas. Primeiro de cima para baixo e depois de baixo para cima. Os cílios inferiores também devem ser pintados, tomando todo o cuidado para não borrar a pele.
Se tiver o curvex, utilize-o, pois ele facilitará muito o trabalhará e garantirá uma melhor qualidade. Mas, nesse caso, aplique primeiro a mascar incolor.
Dicas no uso da máscara para cílios:
- Repita a aplicação da máscara caso deseje cílios mais volumosos. Mas sempre aplique, pelo menos, duas camadas de máscara tanto nos cílios superiores quanto nos inferiores;
- Ao aplicar a máscara, é normal que os fios comecem a grudar uns nos outros. Não se preocupe com isso! À medida que forem sendo passadas mais camadas, a espessura e a distância entre os cílios irá se normalizar;
- O acabamento final deve ser dado com uma escovinha.
Lápis de contorno dos lábios
Aplique uma linha contínua sobre o contorno dos lábios para obter um efeito natural.
Apoie o dedo mínimo no rosto da cliente e cubra o contorno do lábio superior. Em seguida, repita a operação no lábio inferior.
Dicas para o uso do lápis de contorno dos lábios
- Para aumentar a boca, aplique o delineador de lábios por fora do contorno labial;
- Para diminuir, aplique-o por dentro do contorno labial.
Batom
Ao contrário da automaquiagem, quando o batom é aplicado diretamente do tubo onde é comercializado, o bom maquiador deve aplicar o batom com pincel, preenchendo todo o espaço que foi contornado com o lápis de contorno dos lábios.
No entanto nem sempre é possível utilizar o pincel para aplicar o batom. Caso seja necessário trabalhar diretamente com o tubo de batom, deve-se colocar o dedo polegar sobre o queixo e utilizá-lo como a perna de um compasso. Com calma preencha todo o espaço que foi contornado com o lápis de contorno.
Brilho ou Gloss
Caso a opção seja por um efeito umedecido nos lábios, passe um brilho ou gloss neles.
Blush
Sempre utilize o mínimo de blush para obter um resultado natural. Para isso a dica é que antes da aplicação, bata levemente o pincel retirando o excesso de produto.
Aplique o blush nas maçãs do rosto, conforme o formato de face da cliente.
O ideal é que a tonalidade vá surgindo aos poucos.
Quanto mais vertical for o blush, mais cumprido parecerá o rosto. Quanto mais horizontal, mais largo ele irá parecer.
Finalize com a aplicação do pó compacto.
Retoques finais da maquiagem
Por mais que o maquiador se esforce, é quase certo que cometerá algum excesso no uso dos produtos de maquiagem. É tão comum que a correção do excesso, principalmente nos olhos, faz parte da rotina.
Normalmente as correções feitas são as seguintes:
- Blush: está na intensidade desejada? Se não, retoque;
- Sobrancelhas: verifique se o limite está correto. Caso esteja com excesso de sombra, retoque com corretivo ou pó compacto.
Voltar ao índice de Como Fazer Maquiagem