Curiosidades sobre os perfumes

O universo dos perfumes é repleto de mitos e curiosidades. A seguir falamos de algumas mais comuns.

Estatísticas apontam que o homem perfumado é sexy

Uma enquete com 3 mil mulheres revelou que 97% delas acham sexy homens perfumados.

Perfumes que as mulheres acham mais sexy

O site americano Scentbird, um clube de assinatura de perfumes premium, fez uma enquete com 3 mil mulheres para descobrir as fragrâncias masculinas que elas mais gostam. Um detalhe importante da enquete: 97% das entrevistadas afirmaram que gostam de homem perfumado.

Se você ainda não tem o hábito, deveria adotá-lo agora mesmo. Vamos à lista:

  • ACQUA DI GIO
  • CHANEL BLEU
  • COOL WATER DAVIDOFF
  • GUCCI GUILTY
  • DIOR SAUVAGE

Os perfumes mais vendidos no mundo

A seguir listamos os perfumes clássicos, de grandes marcas, mais vendidos no mundo.

Chance da Chanel

Perfume floral no qual se entrelaçam a aroeira-salsa, o jasmim e o patchouli ambreado.

J’adore da Dior

Contém Ylang-Ylang das Ilhas Comores e essência de Rosa Damascena, unidas ao Jasmim Sambac.  A embalagem simboliza um colar de fios de ouro.

 Light Blue Dolce & Gabbana

Com aroma floral e frutal, combina cedro siciliano, folhas de maçã verde, bambu, jasmim, rosa branca, madeiras cítricas, âmbar e almíscar.

 La Vie Est Belle da Lancôme

Perfume com 63 ingredientes. Resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores com notas de frutas mais suaves, doces e frescas.

 Flower Bomb da Victor & Rolf

Tem fragrância floral oriental com o frescor doce e vibrante dos acordes de bergamota e chá verde.

 

Perfume contratipo

Contratipo é o nome dado à perfumes similares ou réplicas de marcas famosas. São inspirados em marcas famosas e procuram ter a mesma fragrância delas.

O contratipo não é uma falsificação de uma marca famosa pois não existe patente sobre perfume porque é impossível patentear um cheiro. Marcas, nomes, embalagens, etc., podem ser patenteados, cheiro não! Por isso, o contratipo, ao reproduzir a fragrância de uma marca famosa, mas com nome, frasco e embalagem diferentes não pode ser considerado uma falsificação.

Como é fabricado o contratipo

A essência do contratipo normalmente é feita através de um processo chamado cromatografia: por meio de um equipamento chamado cromatógrafo são determinados todos os ingredientes de uma fragrância famosa, além da quantidade de cada um deles. A partir daí é possível reproduzir o cheiro.

O contratipo pode ser melhor do que o perfume original?

Isso depende muito. Embora através da cromatografia seja obtida a lista de ingredientes e quantidades da essência original, nem sempre é possível utilizar os mesmos ingredientes pois alguns podem ser exclusivos de um determinado fabricantes.

Devido a essa exclusividade, em muitos casos é necessário utilizar um ingrediente substituto. E dependendo da qualidade dele, o resultado final da fragrância em duração e potência pode ser inferior ou até mesmo superior à original.

Lembre-se não é o fixador que garante a duração de um perfume e sim a qualidade das matérias-primas empregadas na produção da essência. O mesmo vale inteiramente para o contratipo.

Não é incomum encontrarmos contratipos que durem mais do que os perfumes originais!

Por que o contratipo em geral é muito mais barato do que o perfume inspiração?

Vários fatores explicam essa diferença de preço, mas talvez o mais importante deles seja a marca: uma marca famosa, pelo próprio nome, cobra um preço premium em relação a outras não tão conhecidas. No nosso dia-a-dia é comum vermos produtos de uma marca menos conhecida sendo vendidos a preços bem menores do que outro produtos com as mesmas características de marcas famosas. Em uma visita ao supermercado vemos isso toda hora!

Outro fato importante a justificar a grande diferença de preço do contratipo para o perfume original são os impostos. O perfume original quase sempre é importado tendo embutido em seu preço uma grande carga tributária. Já o contratipo é nacional e não embute tantos impostos em seu preço.

Existe número ideal de ingredientes para um perfume?

Já sabemos que um perfume é o resultado da combinação de diversas matérias-primas. Um perfume pode ter 10, 50, 100 ou até mais diferentes matérias-primas mas não necessariamente um que tenha uma maior número será superior a outro que contenha menos matérias-primas.

O segredo de um bom perfume é como as diferentes matérias-primas combinam-se independentemente do número delas.

Não compre frascos grandes de perfume

Comprar o perfume em frascos grandes não é uma boa escolha – embora costume ser proporcionalmente mais barato – pois o perfume provavelmente irá evaporar e terá sua composição química ( e a fragrância, por consequência) alterada com o passar do tempo e o contato com o oxigênio.

Depois de alguns meses você provavelmente estará aplicando mais álcool do que na pele do que qualquer outro componente.

Por isso, dê preferência aos frascos pequenos, que serão utilizados mais rapidamente e sem grandes desperdícios.

“Os melhores perfumes nos menores frascos”!

 

Local ideal para guardar o perfume

A vida útil de um perfume será determinada por diversos fatores. Temperatura, umidade e luz são inimigas dos perfumes. O lugar ideal para guarda-los seria uma geladeira que não fosse aberta com muita frequência – só que isso é inviável para a maioria das pessoas. O fundo da gaveta acaba sendo a opção mais viável.

O importante é não o deixar nunca em cima da pia do banheiro. O calor e a luz incidente irão deteriorar o perfume e sua vida útil não passará de um ano.

Em condições ideais de conservação o perfume dura décadas mesmo que o rótulo dele fale em uma validade bem menor.

Lembre-se também que mudança de coloração nem sempre é sinal de que o perfume está estragado pois pode ser apenas uma alteração visual do corante. Da mesma forma, resíduos sólidos não são, necessariamente, sinal de deterioração pois podem ser apenas alterações de algum componente orgânico que não altera a fragrância.

 

O selo ADIPEC – garantia de procedência e de qualidade dos perfumes

O novo SELO ADIPEC “GOLDEN PREMIUM” representa um grande avanço tecnológico no combate à falsificação, garantindo aos consumidores a certeza de estarem adquirindo um produto de procedência e de qualidade assegurada, tanto naqueles adquiridos nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais (internet), além do mesmo conferir um maior valor agregado ao produto comercializado.

O SELO ADIPEC registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, é usado obrigatoriamente por todos os Associados que importam e distribuem perfumes, com o objetivo de garantir ao consumidor tanto a origem e a legalidade, como a qualidade dos produtos comercializados.

imagem mostrando o selo adipec
O selo ADIPEC é mais uma tentativa de evitar as falsificações de perfumes mas não é obrigatório

O SELO, possui uma propriedade autodestrutível, o que o torna impossível a sua remoção e reutilização em outro produto. É colado diretamente sobre o cartucho de cartolina e/ou envoltório de celofane/polipropileno que envolve a embalagem (caixa) do perfume, juntamente com a etiqueta de adequação do produto exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, e somente é liberado para o uso exclusivo dos seus Associados, após ser comprovada, por auditores independentes, a origem legal do produto.

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

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