Métodos de extração das matérias-primas dos perfumes

Quem realmente deseja conhecer o universo dos perfumes precisa ter um conhecimento de como são extraídos os óleos essências, que as matérias-primas deles. Os métodos de extração variam não apenas na facilidade e no custo de extração, mas também no resultado do aroma.

Um óleo essencial pode ser definido como o material volátil presente nas plantas, com odor e fragrância característicos que consiste de uma mistura complexa de substâncias. Eles são encontrados em diversas plantas, nas flores, folhas raízes, casca, caule e sementes. Encontram-se em formas de pequenas gotas entre as células das plantas, onde agem como hormônios reguladores e catalisadores.

Na maioria das vezes, os óleos essenciais são fluídos, porém, alguns são sólidos na temperatura ambiente, como é o caso da cânfora. Eles podem ser obtidos por vários métodos de extração.

O método mais simples e mais barato – ainda largamente empregado – é o da prensagem das cascas de frutas cítricas, cujo extrato é depois decantado.

Compre em nossa loja online

Para as demais matérias primas as opções mais utilizadas atualmente são a destilação a vapor (que começou a ser feita pelos árabes no século IX), a extração por solventes a extração por CO2 supercrítico.

A destilação a vapor serve para capturar os óleos essenciais que as plantas sintetizam e armazenam em células secretoras.

A extração por solventes consiste em deixar o material imerso em substâncias químicas como hexano e álcool etílico. Depois de algum tempo o solvente é recolhido e passa por evaporação para obter a matéria prima que é conhecida como absoluto.

A diferença de rendimento entre a destilação a vapor e extração por solvente é enorme: pelo método de destilação a vapor são necessárias quatro toneladas de pétalas de rosa para cada quilo de óleo essencial, enquanto um quilo de absoluto requer apenas uma tonelada.

Compre em nossa loja online

Mas não é só na quantidade da substância que a extração por solvente é mais vantajosa: por trabalhar com baixas temperaturas, o cheiro natural da matéria-prima acaba sendo melhor preservado.

A extração com CO2 supercrítico é o método mais recente e consiste em deixar o dióxido de carbono sob uma pressão superior a 1.073 PSI e uma temperatura baixa Celsius, tornando-o um fluído capaz de preencher um recipiente como um gás, porém com a densidade de um líquido. Além de não poluir, esse método produz um absoluto com o cheiro original da matéria prima já que a extração é feita a baixa temperatura.

A extração do absoluto do jasmin

O jasmim-da-espanha e rosas centifólias são as flores mais caras do mercado para a elaboração de perfumes. No caso do jasmim, por exemplo, durante 100 dias de sua colheita, as flores são arrancadas uma a uma,  entre 5 da manhã e meio  dia, antes que o sol castigue a florada da noite anterior – o jasmim floresce à noite a partir das 19 horas. As flores são cuidadosamente colhidas e colocadas em cestos de palha forrados com pano de algodão umedecido para manter o frescor. Em seguida são levadas para uma usina, onde em 1 hora , por maceração e destilação se transformam no absoluto. Quanto menos tempo se perde entre as flores recém colhidas e a transformação, mais se preserva o cheiro original. 

 

Compre em nossa loja online

Voltar para Perfume: um guia para acertar sempre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras